É, nada te prepara pra perder.
Nada.
Você sofre e é assim mesmo que tem que ser.
Ó, desde o seu brinco favorito que não arde o lóbulo da sua orelha, até leitores pagos conquistados com muito esforço na sua newsletter.
Nada te prepara pra isso.
No meu caso, só em janeiro, eu perdi 6 leitores. Seis.
E não pense que eu tô contando triste assim porque são pagos, não. Eu também sofro quando uma baciada de leitores gratuitos me deixa aqui, falando “sozinha”.
Quanto mais alto o salto, mais cruel a queda, né? Com meus 5 mil e quase 500 leitores gratuitos (que loucura), já perdi 100, 150 numa caixa d’água só. No mesmo dia. Quase na mesma hora.
E não, não fica mais fácil. Fica até mais difícil, porque o sussurro orgulhoso do sucesso de repente se cala.
Sua voz desaparece da vida do leitor e, como uma paixão arrebatadora no metrô lotado, vocês nunca mais se encontram.
Pois é, o leitor não costuma voltar depois de apertado o botão “descadastrar".
Não se engane. Ele tá feliz e satisfeito com isso. Afinal, você tava enchendo o saco.
O primeiro pensamento que o seu, antes fiel leitor, tem ao receber a notificação do seu web jornalzinho é:
“Aff, de novo esse negócio?”
É assim mesmo. Eu, você e todo mundo que assina qualquer comunicação na internet já pensou dessa forma.
E você, quer me deixar?
Cê tem todo o direito de não querer consumir. Por isso, se o seu primeiro pensamento ao receber minha newsletter foi esse aí de cima, me conta o que tá rolando.
Não quero te perder.
Ou até quero, mas também quero saber o motivo da sua partida. Me chama aí.
✈️ Você tem medo de voar?
Bom, voar é gostoso. Eu tenho medo é de cair.
Se você tem medo de voar de avião, mas precisa fingir naturalidade na hora de viajar - por trabalho, pra visitar a família ou fugir de um país que te odeia, sei lá -, fica em paz.
A especialista em fobia Dra. Gail Saltz, professora de psiquiatria do Weill Cornell Medical College em Nova York, deu dicas muito boas pra acalmar o seu coração durante a tortura aérea:
✈️ Respire profundamente - ou tente
Peraí, ninguém tá pedindo pra você do nada recuperar o juízo e respirar tranquilamente por 10 minutos. O lance da respiração profunda é começar do jeito que dá e tentar, aos poucos, estabelecer a calma durante a prática.
“Todos os dias, caminhamos por aí aceitando uma certa quantidade de risco para viver nossas vidas. A maioria das pessoas consegue pensar coisas que permitem seguir em frente, como ‘vou reservar com uma companhia aérea conhecida’.”
Dra. Gail Saltz
✈️ Não seja um ignorante apavorado
A Thais de 9 anos tinha medo de subir na gangorra do parque. Eu não sabia como subir e nem como me segurar. O medo acabou quando:
Eu descobri que era só me segurar na parte mais fina da estrutura e travar os pés;
Eu percebi que o brinquedo era só uma prancha de ferro que ia pra frente pra trás;
Quando você entende a parada, boa parte do medo perde a razão de existir. Com avião, é quase a mesma coisa.
Tentar entender como o negócio funciona pode te ajudar a não chorar de desespero durante uma turbulência, por exemplo.
✈️ Evite a Esquina Airlines
Poxa, voar de avião não é uma coisa que a gente faz todo dia. Quando for escolher a companhia, prefira as mais famosas e conceituadas do mercado.
Saltz diz que voar com empresas aéreas conhecidas pode te ajudar a se sentir mais confiante e seguro durante a viagem - e pode evitar alguns surtos de ansiedade na pré-viagem, também.
E falando em voar…
Netflix, Prime Video ou Apple Tv? Aposto que essa aqui, você não tem:
Esse vídeo aí de cima é ao vivaço.
Acompanhando a Terra em 4K, o streaming da Estação Espacial Internacional (ISS) é o serviço que você não sabia que precisava.
De forma contínua, o streaming acompanha a rotação da Terra, os contrastes entre oceanos, florestas e nuvens, além de mostrar auroras boreais em tempo real.
Ah, e você também pode clicar aqui pra saber por onde a ISS tá passando.
Apresentadores vemos, costumes não sabemos
Fiquei impressionada e chateada quando vi a notícia da demissão do Rodrigo Bocardi. Ele era aquela voz que eu quase respondia de volta, de manhã. Apesar do mau humor latente e da gentileza quase nula com as repórteres, eu gostava dele.
Mas é como diz o ditado:
Depois que passou o meu luto de 2 minutos, fiquei sabendo o que ele andava fazendo por aí. Desejei que a minha tristeza não tivesse durado tanto.
Agora, vem cá, imagina ter uma carreira dessa e simplesmente cag4r em cima dela?
Se eu não te perder agora, amanhã tem mais.
MULHER, eu sou só atrasada em leituras no geral ( tô na versão grátis?) tô, lisa sim, MAS SEM NOÇÃO DE DEIXAR DE TE ACOMPANHAR? JÁ MAIS!
Oi, Thaís. Acho que tu não vai me perder. Tenho gostado do substack, mas não entrou tanto assim, nem aqui, nem no insta (não alcanço aquele lembretezinho de 30 min).. mas gosto de ver algum conteúdo bem fora de minha área de trabalho. Sou engenheiro agrônomo, mas trabalho na perícia, realizando necropsias. Sim..... Tudo a ver.... Hahahah mas curto as duas coisas. Enfim, realmente é muito bom fazer essa higienização, e isso deve dar um nó no algoritmo. Só o meu trabalho já faz isso! Hahaha abraço!